É interessante começarmos por este tópico já que, durante todo o seu período na universidade, você terá acesso a novos conteúdos e aprendizados que farão toda a diferença na hora de se destacar em um mercado tão competitivo com o atual. Afinal, hoje em dia, conhecimento é poder!
E aqui, não falamos somente das matérias exigidas pela faculdade e das leituras obrigatórias passadas pelos professores, ok?
A convivência com pessoas que possuem diferentes histórias de vida, opiniões e formações culturais é muito importante para exercitar a troca de experiências — tanto em sala de aula quanto nas aulas práticas em laboratórios ou espaços de convivência —, enriquecer a sua vivência e desenvolver habilidades de interação, muito valorizadas pelas empresas.
Desde o seu primeiro semestre da faculdade, você terá diversas oportunidades de ampliar a sua rede de contatos por meio da interação com os colegas de sala e com os professores durante as diferentes disciplinas.
Além disso, terá boas chances de praticar o networking, interagindo com alunos de outros cursos nas matérias optativas e complementares. Ainda pode participar de eventos como palestras, workshops, congressos e feiras de carreiras, que são excelentes ocasiões para se aproximar de profissionais renomados e conhecer de perto grandes empresas.
Conforme já frisamos, a faculdade é uma época de intensos aprendizados e, também, pode ser a porta de entrada e o primeiro passo para o seu crescimento profissional.
Independentemente da obrigatoriedade, ou não, do estágio para a conclusão do seu curso, aproveitar esse período para buscar oportunidades de conhecer na prática o dia a dia corporativo é muito importante para a sua formação.
Nesse aspecto, algumas instituições de ensino também oferecem oportunidades para ingressar em suas empresas juniores, ou empresas-modelo, que permitem aos alunos vivenciarem a rotina de uma corporação real, com seus aprendizados e desafios, e ainda contam pontos positivos para o currículo.
Falando em vantagens para o currículo, esse é mais um dos pontos que podemos destacar entre os motivos para você escolher um curso superior e fazer uma faculdade.
Nesse sentido, se pensarmos que o CV (Curriculum Vitae) é, geralmente, o primeiro contato entre os candidatos e os profissionais de recursos humanos responsáveis pelos processos de recrutamento e seleção, preencher o tópico de formação superior como “completo” pode fazer toda a diferença na hora de disputar uma vaga.
Além de estar habilitado para concorrer a cargos mais elevados e com salários melhores, ter uma graduação no currículo possibilita que você ingresse em cursos de pós-graduação, MBAs, mestrados ou doutorados que vão complementar a sua formação superior e agregar ainda mais valor ao seu perfil profissional.
Por último, mas não menos importante, é interessante destacar também os benefícios que um curso superior pode trazer para a sua formação do ponto de vista pessoal.
A vida universitária e o início da caminhada profissional, com certeza, vão ajudá-lo a adquirir novas visões de mundo e ampliar seus horizontes, estimulando uma visão mais crítica das situações e, consequentemente, a busca de soluções diferenciadas para vencer os desafios do dia a dia.
Por fim, é possível perceber que uma formação de qualidade faz toda a diferença na vida de quem busca um futuro profissional de sucesso e deseja ampliar as suas possibilidades de atuação no mercado. Agora, basta escolher um curso superior e se preparar para conquistar uma boa colocação nos processos seletivos.
Com certeza, você gostou do nosso post e das nossas dicas para estar mais preparado para iniciar a trajetória em uma instituição de ensino superior. Que tal assinar nossa newsletter, agora mesmo, para conferir outras informações superinteressantes sobre carreiras e o universo das faculdades?